Mecanismos de defesa e seus problemas interpessoais.

abril 30, 2017 universo racional 0 Comments

Mecanismo de Defesa Universo Racional
   O mecanismo de defesa em uma analise um pouco mais simples tem o papel de defender o contato entre o ego e o id, em uma noção básica de psicologia(lembrando que não sou psicólogo kkk)mas posso dar algum norte sobre o tema. O ego é conhecido também como o “EU”, Consiste em uma estância da personalidade assim definida por Freud que tenta satisfazer as necessidade pessoais de uma forma aceitável no mundo. Já o Id é aquele instinto mais primitivo ainda não desenvolvido que somente quer se satisfazer custe o que for.
   Existem diversos mecanismos de defesa no entanto irei apresentar alguns mais comuns que sem dúvida em algum momento da sua vida você já fez uso como. por exemplo;  

Negação- é negar que fez algo para se livrar de uma situação desagradável.

Projeção- esse mecanismo é extremamente comum em nosso meio social, consiste em transferir características ou culpas pessoais indesejáveis para outra pessoa, como por exemplo; você chega estressado da universidade após uma prova complicada e algumas desavenças com o professor e quando seu cachorro chega para brincar como é de costume você o chuta, e também temos que tomar muito cuidado para não estarmos julgando os outros mas o real fato é que não nos sentimos bem com algo que somos e projetamos nos outros, como o senso comum diz “O bom julgador, Julga a si mesmo!”.

Racionalização-  outro mecanismo bem comum é a racionalização que consiste na nossa capacidade de dar uma explicação lógica para algum acontecimento, na intenção de nos perdoar como por exemplo; um ladrão afirma roubar o banco porque lá tem dinheiro de sobra.

   O mecanismo de defesa é como uma proteção entre o confronto dos dois, tal confronto pode gerar um desconforto pessoal e psicológico, os mecanismos de defesa nos auxiliam a enfrentar problemas que nos causariam desajustes emocionais, só que como tudo os mesmos mecanismos se usados de forma incorreta pode nos lavar a um estado não saudável chegando até o ponto de um nível psicótico.
   Esse problemas muitas das vezes passa de forma despercebida, e como um amigo meu sempre diz  “ temos   que   estar sempre vigilante pois podemos  mudar os personagens e continuarmos com a mesma história” por exemplo na questão da projeção, o defeito não está na pessoa,pode ser que sim ela tenha uma culpa parcial pelo que esteja acontecendo, no entanto muita das vezes lançamos um defeito, algo que não aceitamos em nós nos outros e sempre que aparecer alguém com aquele caráter que tanto nos incomoda agiremos da mesma forma, não nos dando conta de como Leandro Karnal diz “ pobre homem que acha que o problema do mundo esta nos outros” ou seja temos que olhar nós mesmo, como em um espelho.


 Autor- Wesley Ferreira Lopes Siqueira

0 comentários: